quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SOLIDARIEDADE

Vítimas da enchente recebem mais 40 mil reais da ASA em donativos

Dinheiro foi direcionado na compra de colchões, cobertores, água e cestas básicas

A ASA (Ação Solidária Adventista) esteve na semana passada, 21 de Setembro, levando mais 40 mil reais em colchões, cobertores, água e cestas básicas para as vítimas da enchente que assolou Santa Catarina no começo do mês. O dinheiro veio das sedes da igreja Adventista do Sétimo Dia no Sul do Brasil. Na oportunidade moradores das cidades de Rio do Sul, Brusque e Itajaí receberam a ajuda, principalmente membros da igreja Adventista.

"Quero agradece a todas as sedes da igreja Adventista no Sul do Brasil pelo envio dos recursos. Isso mostra uma igreja unida. Posso garantir, a ajuda fez a diferença na vida de muitas pessoas", comenta o pastor Ilson Geisler, presidente da igreja em Santa Catarina.

Anteriormente a ADRA Internacional envio 20 mil dólares para a compra de materiais de higiene e limpeza. Os donativos foram entregues pela equipe da ADRA de SC no dia 14.

São várias histórias emocionantes de pessoas que perderam tudo e não esperavam esta ajuda. É o caso de Ilca Lenz, que no dia 14 pediu para a equipe da ADRA ajudá-la a tirar de sua casa um colchão que tinha ficado sujo e imprestável devido a enchente. A equipe ajudou na oportunidade e no dia 21 levou um novo colchão, uma emoção para a senhora.

 

 

Esperando o quê?

Leia a experiência do pastor Gerson, que perdeu tudo em Rio do Sul

Após tragédias começam a surgir histórias e lições para vida material como espiritual. Como nesta enchente no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Uma das cidades que mais sofreram foi Rio do Sul, e lá mora o pastor Gerson Santos, líder do distrito de Taboão. Ele perdeu tudo, como pode ser vista na foto ao lado, mas Deus mostrou a ele o que ele realmente deve focar e batalhar. Veja no relato abaixo.

"Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça." - II Pedro 3:12-13

Em Rio do Sul no dia 09 de Setembro houve uma das maiores enchentes da história da cidade. Os rios Itajaí-Açu e Itajaí-Oeste chegaram a 13 metros (sendo que com 8 metros já estava em estado de calamidade pública) e invadiu a cidade, deixando mais de 10 mil pessoas desabrigadas.
Eu que morava no segundo piso de um apartamento fiquei atento para verificar se a água não estava chegando a minha sacada. Às 00:30 minutos resolvi sair, chamei a defesa civil que retirou uma família de vizinhos, minha esposa e eu pela sacada da sala, faltando apenas 50cm para invadir meu apartamento.

Mas uma história dentre todas me chamou a atenção: O senhor Antônio, meu vizinho, membro de outra igreja, mas anfitrião de um pequeno grupo, não saiu de sua casa. Nascido em Rio do Sul, havia passado por várias enchentes, sendo que a maior aconteceu em 1983, com os rios atingindo 15 metros. Por isso, não acreditava que poderia ocorrer outra igual aquela, então levantou seus móveis, estacionou seu carro em um lugar mais alto em seu quintal e esperou a água subir.

Mas ela subiu mais do que o senhor Antônio esperava. Então ele decidiu subir em seu sótão e aguardar a água descer, mas ela subiu. Recebi a ligação de uma irmã da igreja às 03:40 da manhã perguntando se eu sabia se o senhor Antonio havia saído de casa, respondi que não sabia, mas esta irmã pediu para a defesa civil verificar se ele ainda estava na casa.
Às 4:00 da manhã o ele foi resgatado em seu sótão com a água pela janela. Ao entrar no barco da defesa civil, o agente perguntou: Por que o senhor não saiu da casa? O que estava esperando?

Hoje eu te pergunto: Você está esperando o quê?
A água subir? Seu filho terminar a faculdade? Uma promoção no trabalho, mesmo que seja no trabalho de Deus? O que você está esperando?

Muitos amigos me ligaram para me consolar, por eu ter perdido tudo o que tinha em casa. Mas fui consolado pela história do senhor Antônio, pois aprendi um das maiores lições da minha vida, esperar a volta de Jesus!
Se todos em Rio do Sul esperassem a volta de Jesus, como esperaram a água subir, meu trabalho aqui estaria completo e esta cidade estaria salva, não da água, mas do pecado.

Querido leitor, o que você esta esperando?
Eu espero a volta de Jesus!

Pastor Gerson Santos
Distrital em Rio do Sul - Distrito Taboão

Para doações, a igreja Adventista disponibilizou uma conta para auxiliar as vítimas da enchente no Estado.

HSBC
Agência 1.300
Conta Corrente 103.30-95
Instituição Adventista de Educação e Assistência Social (IASBEAS)

 

ADRA auxilia 500 famílias em Rio do Sul

Cidade tem 50 mil pessoas atigindas pela enchente

Fotos e imagens não conseguem dimensionar o estrago que a chuva fez em Rio do Sul, o município mais atingido devido à enchente em Santa Catarina. Essa foi a impressão da equipe da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que esteve nesta quarta-feira, dia 14, levando 500 kits de higiene e limpeza, comprados com recursos da ADRA Internacional e da ADRA Brasil, totalizando 20 mil dólares. A força tarefa saiu de Florianópolis pela manhã e passou o dia em Rio do Sul, atendendo oito abrigos do município.

Os números mostram esta realidade, dos 62 mil habitantes de Rio do Sul, 50 mil foram afetados pela enchente. "Foi a pior enchente dos últimos 28 anos, perdi minha empresa toda, o sustento da minha família", comenta o empresário Ivens Henich, dono de uma indústria de móveis e ancião da igreja Adventista local. "Falta água, as ruas estão com muita lama, na frente das casas existem toneladas de entulhos. Os abrigos estão lotados e muitas pessoas só saíram das suas casas com a roupa do corpo", relata o pastor Fábio Correa, líder a ADRA em SC.

Igreja Adventista Central de Rio do SulIrmãos Adventistas também sofreram com a tragédia. Cerca de 100 famílias foram atingidas e todas elas receberam os kits. Nas igrejas Central de Rio do Sul e de Taboão alguns membros estão trabalhando no local para recuperar os templos, fortemente atingidos pela chuva. "Queremos nossa igreja limpa e pronta para o culto a Deus novamente, depois cuidamos na nossa casa", disse o irmão Laudir dos Santos.

Outro relato impressionante foi no trajeto do veículo da ADRA entre os abrigos. Ao ver o carro adesivado passar, uma senhora correu e disse: "Vocês são anjos enviados por Deus. Ajudem-me, por favor, não tenho mais forças para retirar o entulho de minha casa". A equipe, emocionada, auxiliou imediatamente a moradora.

 "O sentimento é que precisamos com urgência fazer mais por aquela gente. Saímos de lá com o pensamento de voltar na semana que vem. E vamos fazer", comenta o pastor Fábio.

Já está sendo planejada esta nova visita à Rio do Sul para levar água e colchões, e a ajuda de todos e fundamental. Você pode colaborar entrando em contato pelo telefone (48)3281-3055 e se informar sobre o local mais próximo para entregar sua ajuda. Ainda está disponível a conta a ADRA para doações em dinheiro: HSBC, agência 1.300, conta corrente 103.30-95, Instituição Adventista de Educação e Assistência Social (IASBEAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário