terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMUNICAÇÃO

RBS TV divulga evento Adventista

Curso como deixar de fumar foi a programação apresentada

Constantemente a igreja Adventista do Sétimo Dia tem realizado cursos para pessoas pararem de fumar. Um curso que além da preocupação com a saúde física, ainda leva os interessados a conhecerem mais a Cristo. Em Chapecó foi proferido mais um destes cursos, no final de Agosto, em parceria com a secretaria municipal de saúde. E no dia 29 de Agosto a RBS TV (Afiliada da Rede Globo) noticiou em seu programa jornalístico do meio-dia (Jornal do Almoço) o evento. Uma divulgação incalculável para auxiliar as pessoas a terem uma vida mais saudável. Acompanhe abaixo a reportagem.

 

Colunista Mário Motta comenta ajuda da ADRA

20 mil dólares vindos da ADRA Internacional e ADRA Brasil foram abordados

Mais um colunista ressaltou o trabalho da igreja Adventista do Sétimo Dia, foi o colunista Mário Motta, em sua página do último dia 16 no jornal Hora de Santa Catarina. Ele abordou a doação dos 20 mil dólares que a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) fez para auxiliar as vítimas da enchente ocorrida neste mês de Setembro no Estado. O dinheiro foi direcionado na compra de kits de limpeza. O comentário pode ser lido abaixo.

"Agências humanitárias internacionais estão ajudando Santa Catarina a superar as enchentes no Estado. Um exemplo é o da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra Brasil) que, em parceria com entidade internacional, está disponibilizando recursos na ordem de 20 mil dólares para auxiliar as vítimas do Vale e Alto Vale do Itajaí. Essa ajuda deverá beneficiar cerca de 400 famílias, principalmente com kits de higiene pessoal. Além disso, a Associação Catarinense da Igreja Adventista do Sétimo Dia desde o último sábado abriu suas Igrejas para receber dos fiéis, doações de produtos de necessidade básica."

A comunicação é um processo no qual as pessoas compartilham informações, idéias e sentimentos. Esse processo envolve não somente a expressão verbal através de palavras escritas e faladas, mas também a expressão não-verbal, ou seja, informações transmitidas de forma consciente ou inconsciente por meio de uma linguagem que não utiliza palavras, como a linguagem corporal, gestos, entonação, maneirismos, estilo, comportamento, bem como o ambiente ou quaisquer outras coisas que acrescentem significado à mensagem.
[ leia o capítulo completo em pdf ]

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus...” (Jo 1:1). Como podemos perceber, Deus e a Palavra são um. A comunicação faz parte da essência de Deus. Deus é um comunicador por excelência.
Na criação, Deus falou e tudo se fez. “E disse Deus: Haja... e houve.” “Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca”; “Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.” (Gn 1:3; Sl 33:6 e 9). Os atos criativos de Deus foram expressos com palavras, através de uma comunicação perfeita, sem ruídos, verdadeira e poderosa. As palavras de Deus são a expressão idêntica de Seu caráter, por isso Ele fala e há.
[ leia o capítulo completo em pdf ]

“E disse-lhes (Jesus): Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15).
A comunicação é o elemento básico da pregação da mensagem. Sem ela, a missão confiada aos homens estará comprometida, uma vez que lidarão com idéias e com a necessidade de expressá-las a um número cada vez maior de ouvintes. A clareza da exposição dessas idéias dependerá do domínio das técnicas da comunicação, bem como da correta utilização dos princípios que a regem. Essa comunicação deve ser efetivada com e sem palavras, ou seja, pela pregação e pelo testemunho.
O crescente número de rádios e canais de TV que estão à disposição da Igreja é outro elemento que enfatiza essa necessidade. O despertamento desses veículos ressaltou a necessidade de se levar o evangelho às pessoas com a utilização dos mesmos, bem como de se fazer um acompanhamento do trabalho envolvido. “Todos quantos estejam relacionados com a obra devem manter idéias novas” (Evangelismo, p. 178).
[ leia o capítulo completo em pdf ]

A Igreja Adventista, obedecendo a ordem de Jesus e consciente da necessidade de ir e pregar o evangelho a todo o mundo, tem também como missão atrair as pessoas ao batismo, tornando-as discípulas a fim de que também preguem o evangelho. Para tanto, tem desenvolvido um programa de comunicação para maximizar os efeitos da pregação e atrair um grupo cada vez maior de pessoas aos pés de Cristo.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19)

As atividades desenvolvidas pelo Departamento de Comunicação são de grande relevância para o bom andamento da Igreja. Abaixo listamos as principais atividades que estão sob a responsabilidade da equipe da Comunicação:
Participar na Comissão da Igreja com seu representante, o diretor de Comunicação.
Manter-se em contato direto com o pastor distrital e planejar o trabalho com os
dirigentes da Igreja.
Desenvolver todos os materiais de comunicação de uso interno da igreja, como o boletim, mural, momento dos anúncios, jornal comunitário, folhetos, pôsteres, painéis, e videos site da igreja.



A importância da comunicação eficaz
Através dos anos, a Igreja recebeu instruções divinas sobre a importância do uso dos modernos meios de comunicação de massa na disseminação do evangelho. Temos sido aconselhados:
Organização
A organização deste ministério requer a adesão e o apoio de todo obreiro denominacional, de todo membro e de toda instituição adventista do sétimo dia.
Atribuições do diretor de Comunicação
O diretor de Comunicação da Igreja tem a responsabilidade de reunir e difundir notícias. Ao surgirem oportunidades, apresentará pessoas de interesse em programas de entrevistas no rádio e na televisão, e tomará providências para prestar informações sobre tais pessoas.
A Comissão de Comunicação
Numa igreja grande, uma comissão de Comunicação poderá lidar mais adequadamente com as muitas facetas do programa de relações públicas e comunicação da igreja do que um diretor que trabalhe por ocasião da eleição geral dos oficiais da igreja. Individualmente, os membros da comissão podem ter responsabilidades específicas no setor da comunicação: lidar com a imprensa, com o rádio e a televisão, com o pessoal da Internet, e com instituições da igreja. Um membro de seu pessoal de Relações Públicas deve ser convidado à assistir as reuniões da comissão.
Relacionamento com outros departamentos da Igreja
Para servir adequadamente a igreja, o diretor de Comunicação deve estar a par dos planos e eventos programados.
Nos grandes centros adventistas
Se várias igrejas numa cidade decidirem criar uma comissão central de Comunicação, cada diretor de Comunicação deve ser membro dessa comissão central e atuar em harmonia com todo plano geral que melhor coordene o manuseio de notícias e outras atividades relacionadas com os meios de comunicação para as diversas igrejas.
Qualificações
O diretor de Comunicação deve ser cuidadosamente escolhido levando-se em
conta os seguintes fatores:

Líder mundial da Igreja Adventista desafia jovens à usar redes sociais para finalidades evangelísticas

Diretor mundial do departamento de Comunicação da Igreja Adventista destaca a importância de projetos evangelísticos na web


[ACSR] Porto Alegre - O pastor Williams Costa Júnior, diretor mundial do departamento de Comunicação da Igreja Adventista, desafiou os jovens à usar as redes sociais para finalidades evangelísticas.

A sugestão se deu por ocasião do primeiro Fórum de Redes Sociais da Igreja Adventista na região central do Rio Grande do Sul (ACSR). Costa Júnior, que na ocasião falou aos participantes por meio de uma vídeo conferência, destacou, ainda, uma série de projetos que a Igreja Adventista têm desenvolvido em todo o mundo com o intuito de melhor usar estas ferramentas para a divulgação da mensagem bíblica.

Um projeto que tem merecido atenção especial é o Gien, uma comunidade adventista de comunicadores, evangelistas e estudiosos do universo digital que discutem o uso criativo da web para propósitos evangelísticos.

"Em outras palavras, o Gien tem por objetivo identificar possibilidades com as quais podemos divulgar o evangelho. Uma das propostas, por exemplo, é a criação de uma plataforma mundial, na qual adventistas em todo o mundo poderão compartilhar conteúdo", sugere.

Segundo Costa Júnior, outro desafio é descobrir mecanismos mais eficientes quanto à busca e o resultado de palavras-chave que envolvam assuntos ligados à Igreja Adventista, tais como sábado, esperança, etc.

"Fico impressionado com as possibilidades evangelísticas que surgem na rede. Vemos tantas coisas triviais sendo divulgadas. Em contrapartida, temos algo muito melhor à oferecer", compara.

O líder mundial da igreja sugeriu, por fim, formas pelas quais os jovens adventistas podem divulgar a mensagem bíblica nas redes sociais. "Você pode colocar uma pequena frase todos os dias, um pensamento, um verso bíblico. Você também pode mencionar alguém que se recuperou como resultado à uma oração que você fez. Ninguém pode fazer isso por você, nem o seu pastor. Aproveite o seu círculo de amigos e contatos e seja uma influência positiva na vida deles!", desafia.

Para assistir à entrevista com o pastor Williams Costa Júnior, basta.

Cidades sem presença Adventista recebem livro missionário

Laurentino e Rio do Oeste ficam no Alto Vale do Itajaí

A igreja Adventista em Santa Catarina adquiriu 1,5 milhão de exemplares do livro A Grande Esperança (com capítulos selecionados do livro O Grande Conflito). A distribuição já está começando, apesar da grande mobilização acontecer somente no ano que vem.

O distrito de Taboão, localizado em Rio do Sul, levou 2.120 exemplares para serem entregues nas cidades de Laurentino e Rio do Oeste. A distribuição foi feita no dia 30 de Julho, sábado, e contou com o apoio dos membros locais e de 60 colportores que estão em Rio do Sul em campanha, totalizando 130 pessoas.

No distrito de Taboão são 14 municípios sem presença Adventista (Missão Global), sendo duas delas as cidades visitadas no sábado. O objetivo é usar o livro A Grande Esperança para evangelizar a região. A próxima distribuição no distrito será em Pouso Redondo, que inclusive receberá a equipe do pastor Armando Setembrino para uma série evangelista para os interessados da região.

Filme A Mensagem é lançado

Uma História de fé, coragem e esperança

A primeira igreja Adventista no Brasil foi oficializada em Gaspar Alto, no município de Gaspar/SC. E a história das primeiras conversões e o início desta congregação pioneira se transformaram em um filme. A Mensagem é baseado no livro A Chegada do Adventismo no Brasil, escrito pelo jornalista Michelson Borges. E o lançamento ocorreu no dia 16 de julho em um auditório da cidade Brusque.

Foram aproximadamente 1500 pessoas no local, entre Adventistas da região, moradores, autoridades e imprensa. Até outra denominação religiosa fechou suas portas no dia e levou seus membros acompanharem o evento. Na ocasião foram feitos agradecimentos, apresentado o elenco, explanado sobre como está hoje a igreja Adventista no Brasil e ao final exibido o filme ao público. Ao final foram encomendadas 600 cópias pelos presentes. Todo o valor capitado com a venda do DVD será direcionado para a construção de uma igreja e a conclusão de outro templona região, além do financiamento do trabalho de Missão Global na cidade de Botuverá/SC.

A produção é do projeto Restaure, juntamente com o distrito de Lajeado Baixo, que mostra ficticiamente um pai contando para seu filho a historia dos pioneiros, tendo como atores 60 crianças. O subsídio financeiro, cerca de 40 mil reais, veio da comunidade Adventista, empresários, Associação Catarinense e as prefeituras de Brusque, Gaspar e Guabiruba. O filme tem 55 minutos e conta ainda com extras, como depoimentos, estudo bíblico baseado do filme, erros de gravação e pontos turísticos da região.

Mais informações acesse www.filmeamensagem.com.br

Créditos: Direção Dawerne Bazan; produtoras associadas Rute Bazan e Tânia Fritoli; produção executiva pastor Daniel Fritoli; direção de arte Daniela Pollheim; trilha sonora Clayton Nunes; direção de elenco Tânia Fritoli; roteiro Rute Bazan; artes gráficas Dawerne Bazan; e extras Dawerne Bazan e Letícia Fuckner Zabel.

Um comentário:

  1. Bom dia irmãos de Chapecó!

    Sou da Igreja Adventista do 7º Dia Central de Maringá-PR e possuo uma empresa especializada em turismo para a Terra Santa. Estou fazendo um trabalho de divulgação do novo roteiro turístico/espiritual para a Terra Santa que ocorrerá de 07 a 22 de Outubro de 2012, roteiro este que foi preparado exclusivamente para o público adventista, com a devida observância do sábado e outros princípios de nossa fé, e peço-vos a gentileza de fazer a divulgação em vosso meio de comunicação (anúncios, boletins) sempre que houver um espaço livre. Se possível, gostaria de pedir esta divulgação durante 2 a 3 meses. Nossa caravana contará com a liderança espiritual do Pastor Josias Ferreira da Fonseca, Departamental de Escola Sabatina da Associação Norte-Paranaense. Acessando www.adv7tur.com.br o irmão poderá ter mais informações a respeito. Grato pela vossa colaboração, despeço-me desejando muitas bênçãos em vosso ministério.

    Texto a ser divulgado:

    CARAVANA ADVENTISTA "EGITO, ISRAEL E ROMA - OUTUBRO/2012"
    A Adv7Tur, uma empresa adventista de Maringá-PR, preparou um roteiro exclusivo, dentro dos princípios de nossa igreja, para que você possa conhecer a Terra Santa na companhia de irmãos da mesma fé, de vários estados do Brasil. Com a presença e a liderança espiritual do Pr. Josias Ferreira da Fonseca, pretendemos que esta viagem seja não apenas uma oportunidade para conhecer as regiões que foram palco para o surgimento do cristianismo, mas também uma experiência espiritual inesquecível. Mais informações: www.adv7tur.com.br / (44) 9980-3527 - tratar com Sidney Szpalir.

    ResponderExcluir