terça-feira, 2 de agosto de 2011

DESBRAVADORES

Colunista de grande jornal de Blumenau exalta os Desbravadores

Relato mostra o trabalho do clube Everest

Deus não fica feliz com tragédias como a enchente que assolou Santa Catarina neste mês de Setembro. Mas em meio ao caos Ele aproveita oportunidades para falar de seu amor. Foi o caso mais uma vez do jornal de Santa Catarina, que através do colunista Cao Hering exaltou no último dia 17 a ação social Desbravadores do clube Everest, da igreja Adventista central de Blumenau. Os jovens auxiliaram na limpeza de uma clínica terapêutica, demonstrando amor ao próximo, assim como Deus ensina na bíblia. Abaixo o trecho que o colunista menciona os desbravadores.

"Mas quero relatar uma situação inesperada e gratificante. Participei da limpeza e reorganização da Setting Psicoterapias, cujas instalações também foram solenemente ignoradas pelo lamaçal. O clima ainda era aquele de não saber por onde começar, quando, de repente, um pelotão de jovens voluntários uniformizados, surgidos do nada, enviados pelo simples ato de ajudar a quem precisa, uniu-se ao grupo. Com rodos, vassouras, lava a jato e músculos, sem muito perguntar e movidos por uma determinação férrea, puseram mãos à obra, da manhã ao anoitecer, até a aparência da clínica devolver a seus profissionais a esperança de um breve recomeço.

Adra - Administração e Desenvolvimento de Recursos Assistenciais e Everest - Clube de Desbravadores, eram estas as siglas dos coletes envergados pela valente rapaziada. Leio no Wikipedia: Desbravadores e Aventureiros. Um departamento de Jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, semelhante aos escoteiros. Desenvolvem talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Estão presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de 2 milhões de participantes desde 1950. Mesmo sendo um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, meninos e meninas de qualquer fé religiosa são convidados a participar.

Ao anoitecer, deixaram discretamente o local. Os comentários sobre o advento da preciosa ajuda refluem constantemente e a clínica, mesmo com a precariedade natural à situação, já voltou a atender os pacientes."

 

 

Clube Corujão completa 50 anos

Clube de desbravadores pertence a igreja Central de Joinville/SC

O clube de Desbravadores Corujão está comemorando 50 anos em 2011. Fundado pelo irmão Manoel Tavares Vieira Sobrinho, o clube faz parte da igreja Adventista Central de Joinville/SC e no final de Agosto comemorou seu cinqüentenário. Primeiramente ele foi homenageado na Câmara de Vereadores da cidade, através do parlamentar Manoel Bento, no dia 23 de Agosto. O fato inclusive foi noticiado no jornal A Notícia (no dia 8 de Setembro).

Já no dia 27 o clube promoveu uma programação espiritual durante todo o dia na igreja sede. Na ocasião, pela manhã, o pastor Rafael Souza, líder dos Desbravadores em SC, entregou um troféu comemorativo em nome da Associação Catarinense. Já à tarde foram feitas homenagens aos pioneiros e lembrada às dezenas de pessoas que conheceram e permaneceram em Cristo através do clube.
O CLUBE DE DESBRAVADORES ALVORADA.
TEM SUAS ATIVIDADES TODOS OS DOMINGOS COM INICIO AS 09 HORAS DA MANHÃ VENHA PARTICIPAR . ESPERAMOS VOCÊ







   QUEM SOMOS?
  
      
                                  



Somos meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de difer
entes classes sociais, cor, ou religião. Temos reuniões uma vez por semana para aprender a desenvolver nossos talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Nós vibramos com atividades ao ar livre. Gostamos de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabemos cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e temos a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatemos, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Trabalhamos em equipe procurando sempre ser úteis à comunidade. Prestamos, também, socorro em calamidades e participamos ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo que fazemos procuramos desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, formamos muitos amigos!

Nosso Clube está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existimos oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar conosco deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.
Conheça um de nossos Clubes e você terá uma surpresa agradável.

Fanfarra de clube incentiva comunicação de autista

Pedro pouco se comunica, mas quando escuta o som da fanfarra ele tenta interagir

Pedro, na extrema direita, gosta de ficar no meio dos DesbravadoresO nome dele é Pedro. Sofre de autismo. Entretanto, basta ouvir o primeiro toque da fanfarra dos Desbravadores [clube Horizonte] ou de outra entidade, e lá está ele, andando e observando tudo. Não pronuncia uma única palavra. Não questiona. Apenas se aproxima dos Desbravadores e parece interagir com eles enquanto ensaiam a fanfarra. Recentemente, o Prefeito Nelmar Pinz, acompanhado da Mãe de Pedro, Marlene Grando, que é diretora de uma entidade no município de Fraiburgo que trabalha com crianças com síndrome de autismo, estiveram participando de sessão solene no Congresso Nacional, no dia do "Orgulho Autista". 

Nós, Desbravadores, não sabemos o que se passa na mente de Pedro, mas ele sempre está por perto, acompanhando cada detalhe do ensaio de nossa modesta fanfarra. Embora não possamos nos comunicar verbalmente com ele, nos sentimos felizes por poder proporcionar-lhe alguns momentos de alegria. Acho que nós é quem somos mais privilegiados com a presença de Pedro do que ele com a nossa companhia.

Texto de Ildo Lucas
Diretor Clube Horizonte
Regional Meio Oeste


Autismo: O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente ? segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.

Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e sociabilização freqüentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola. Caso conheça outros pais de adultos com autismo, pergunte sobre os serviços disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário