domingo, 14 de agosto de 2011

MINISTÉRIO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Equipe do Ministério da Criança totaliza 17 capacitações regionais

Durante todo o primeiro semestre de 2011, 17 distritos foram visitados

Ensinar crianças, juvenis e adolescentes exige sabedoria e atualização de conhecimentos. Por isso a equipe do Ministério da Criança da ASR, liderada pela professora Solange Santos, se preocupou em visitar os distritos pastorais para oferecer um contato mais próximo entre a associação e o trabalho realizado pela igreja local. No primeiro semestre foram atendidos 17 distritos, treinando e respondendo dúvidas dos professores e coordenadores.

Nestes encontros foram trabalhados temas motivacionais, troca de experiências, as dinâmicas do Elo da Graça bem como a prática da adoração infantil. "Ao entrarmos em contato com a realidade de cada distrito, podemos afirmar que Deus está levantando pessoas comprometidas que não se intimidam diante dos grandes desafios, para colaborar com  a formação de uma nova geração que verá Cristo voltar", comenta a professora Solange. Ela ainda reconhece o esforço e talento empregado pelos líderes regionais. "Nosso sincero agradecimento a todos  que fazem parte deste ministério e que tão carinhosamente nos receberam em suas igrejas", lembra.

Crianças aprendem mais sobre a história da Igreja Adventista

Projeto "Eu conheço a minha história" incentiva crianças e adolescentes a saber mais sobre suas convicções religiosas

[ACSR] Campo Bom - Dezenas de crianças participaram no último sábado, 30, na Igreja Adventista Central de Campo Bom, da cerimônia de formatura da primeira turma do projeto "Eu conheço minha história", uma iniciativa da Igreja Adventista na América do Sul cujo objetivo principal é estimular crianças e adolescentes a compreenderem melhor as origens do adventismo, reforçando assim, sua identidade.

As aulas, as quais incluíam atividades lúdico-pedagógicas, abordaram tanto o surgimento do cristianismo quanto o início do movimento adventista nos Estados Unidos, que mais tarde se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil por volta de 1884.

"Graças à mobilização da igreja local, ao apoio do ancionato [liderança da igreja], do pastor e das famílias das crianças, conseguimos atingir nossos objetivos", comemora Aline do Amaral, diretora do Departamento Infantil da Igreja Adventista Central de Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre.

Vitória Wingert, que ministrou algumas das aulas, esclarece que o conhecimento precede o amor. "Nossa crianças tiveram acesso ao conhecimento da história de nossa igreja e, com isto, elas terão uma fé mais forte e alicerçada. O caminho é investir muito nas crianças, afinal, elas são o presente de nossa igreja", reitera.

Entre as atividades desenvolvidas durante a formatura, destacam-se o concurso bíblico e uma encenação teatral, a qual abordou a história de personagens como Noé, Guilherme Miller e o casal Tiago e Ellen White, todos, com exceção do patriarca bíblico, pioneiros do adventismo.

Um dos momentos mais marcantes da programação se deu quando os pais dos formandos, portando uma espécie de candelabro, o qual, no contexto do evento simbolizava a chama do evangelho, repassaram estes luzeiros aos filhos, para que os estes "mantivessem", simbolicamente, acesa a chama da "mensagem".

No ocasião, o pastor José Garcia, o pastor adventista responsável pelo distrito/região de Campo Bom, compartilhou uma mensagem bíblica, a qual destacou a importância de os pais investirem em uma educação cristã para os filhos.

Escola Cristã de Férias orienta 70 filhos de pastores

Evento foi feito paralelamente ao Concílio da Família Pastoral de SC

No Concílio da Família pastoral em Santa Catarina o Ministério da Criança (MC) realizou mais uma vez a Escola Cristã de Férias. O objetivo foi preparar os pequenos no trabalho missionário, assim como estava sendo feito com seus pais no auditório principal do CATRE. Foram 70 participantes que ouviram assuntos relacionados ao apostolo Paulo quando esteve em Roma.  A coordenação da programação foi da professora Leila Padilha, líder do MC no Estado.

Na ocasião foram montados quatro ambientes, onde o grupo de crianças passada e ouvia assuntos sobre a espiritualidade, a cultura e o artesanato da época na capital da Itália. Inclusive as crianças puderam aprender a criar alguns desses artefatos em trabalhos manuais. Em cada ambiente uma equipe fazia encenações que culminavam em aplicações práticas.

"Foi maravilhoso trabalhar com este grupo, que poderão auxiliar em breve seus pais no ministério pastoral. E também foi maravilhoso trabalhar com a equipe de apoio, que agüentaram firme os três dias concílio. Um grupo dedicado a causa de Deus", lembra professora Leila.

Eu Conheço Minha História terá treinamento em Agosto

Projeto mostra a história da igreja Adventista, desde o Éden até a volta de Jesus

O Ministério da Criança e o Ministério do Adolescente de Santa Catarina têm instruído suas professoras a realizarem o projeto "Eu Conheço Minha História". O programa mostra a história da igreja Adventista desde o Éden, passando pela chegada da igreja no Brasil (através do porto de Itajaí/SC) e finalizando com a volta de Jesus. Neste ano o treinamento começou nas trimestrais, por todo o Estado, e será mais amplamente abordado no dia 20 de Agosto, em um encontro na sede da igreja Adventista em Santa Catarina (Associação Catarinense - AC).

Algumas igrejas já estão com data marcada para a realização do projeto com suas crianças, mas é necessário primeiro receber toda a orientação no dia 20, já que o "Eu Conheço Minha História" tem uma série de detalhes importantes. A professora Leila Padilha lembra ainda um diferencial este ano: "Este ano a AC está adquirindo os materiais, ficando sem custo algum para as igrejas. Conseguimos com muito esforço financiar este importante projeto, até porque foi aqui em Santa Catarina que chegou a mensagem Adventista no Brasil".

Treinamento: O encontro no dia 20 de Agosto conforme foi mencionado acontecerá na sede da igreja Adventista em SC. As diretoras das igrejas receberão em breve uma carta com toda a explicação de como fazer a inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário